sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Varal do Prorrogação #1 - EUA e seu uniforme "estrelado" em 1994

Hoje presenciamos o chamado "futebol moderno". Esse título abrange diversos aspectos,desde comportamento dos jogados, a formas de jogar e até mesmo os uniformes dos clubes e seleções. Adidas e Nike dominam o mercado, com a Puma e Under Armour também tendo relevância. Mas todas as marcas hoje tem seus desenhos padrões, que costumam ser mais básicos, vez ou outra aparecendo um uniforme mais extravagante. Mas até o início dos anos 2000, até mesmo essas grandes marcas tinham o costume de fazer uniformes completamente fora de um padrão, com desenhos surpreendentes e que trazem boas lembranças aos mais saudosistas. Na Copa do Mundo de 1994, nos EUA, os donos da casa tiveram seus uniformes fabricados pela adidas, nos trazendo uma das camisas mais inesquecíveis de toda a história do futebol.



O primeiro uniforme era mais comum, mas ainda sim com suas particularidades. A camisa era branca com listras vermelhas, porém as listras eram levemente onduladas, o que já fugia do padrão. Este era o uniforme 1 e foi com o qual a seleção norte americana entrou em campo contra a seleção brasileira, que seria campeã em tal edição da Copa do Mundo.
Brasil e Estados Unidos pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 1994
O grande destaque, porém, fica para o segundo uniforme. Em sua história, os Estados Unidos já haviam tido camisas azuis, brancas, vermelhas, listradas, com detalhes, sem detalhes; mas nada como o segundo uniforme de 1994. Para inovar, a Adidas produziu uma camisa azul escura com estrelas. Sim, estrelas. A intenção era fazer alusão à bandeira dos EUA. Para a época, o desenho em si, o fato de ter algo na camisa não surpreendia, vide o uniforme canarinho que havia o logo da CBF repetido em marca d'água. Mas "representar" a bandeira nacional desta forma foi algo novo, e fica marcado até hoje como um dos mais diferentes da história, sem esquecer que foi produzido pela Adidas.
Seleção americana em jogo da Copa do Mundo de 1994 e seu uniforme estrelado

Nenhum comentário:

Postar um comentário