domingo, 2 de outubro de 2016

Mourinho e o lado vermelho de Manchester


O técnico José Mourinho completou recentemente quatro meses como técnico do manchester United, pois foi confirmado oficialmente no dia 26 de maio de 2016. O português estreou em um amistoso contra o Wigan no dia 16 de julho, no qual os Red Devils venceram por 2 a 0. Ainda durante a pré temporada o clube fez mais três jogos, somando uma vitória (5 a 2 contra o Galatasaray-TUR), um empate (0 a 0 contra o Everton-ING) e uma derrota (4 a 1 contra o Borussia Dortmund). Estes resultados não criaram grandes expectativas para a temporada regular, mas a torcida aguardou pacientemente o início da temporada regular.



Mas logo no início da temporada, um ato de José Mourinho foi o gatilho para as críticas da torcida. O meia Schweinsteiger foi afastado pelo técnico, passando a treinar com a sub-23 do United. O jogador que fora titular no título mundial da Alemanha em 2014 era tido como uma das peças fundamentais para a organização do meio campo da equipe, tendo a torcida sonhado com uma dupla formada por Schweinsteiger e o francês Pogba; nada feito. Com Pogba como titular absoluto, Mourinho vem alternando seus parceiros, sendo que o belga Fellaini vem sendo o mais presente. Apesar de tais mudanças, a temporada começou bem, com o clube sendo campeão da FA Community Shield (uma espécie de supercopa da Inglaterra) vencendo o Leicester por 2 a 1, além de engatar uma série de 3 vitórias na Premier League.
Mourinho declarou que Schweinsteiger não estaria em seus planos para a temporada

Mas o primeiro revés foi crucial para as maiores crítica se tornarem recorrentes e a equipe se desestabilizar. Em pleno Old Trafford, o United saiu derrotado do clássico de Manchester por 2 a 1 para o City, além do péssimo futebol dos Red Devils. O futebol duvidoso virou constante, com a derota na estréia da Europa League para o Feyenoord-HOL e os incríveis 3 a 1 para o Watford pela liga. Para piorar, apesar de sair com a vitória, o jogo pela FA Cup frente ao Northampton Town, da quarta divisão inglesa, mostrou toda a fragilidade do time de Wayne Rooney. E nem a goleada por 4 a 1 sobre o Leicester pela Premier League afastou a preocupação do torcedor, pois o futebol continuou abaixo do nível desejado para um time que conta com De Gea, Pogba, Rooney e Ibrahimovic.
Manchester United foi derrotado pelo Feyenoord, fora de casa, na estréia pela Europa League

Que Mourinho tem um grande currículo e é um grande técnico não se pode negar. Mas já faz um bom tempo que o português não demonstra sua capacidade em suas equipes. Foi demitido do Chelsea, onde é ídolo, no final de 2015 com a equipe jogando de forma horrenda e os resultados péssimos. É claro que é cedo para tirar grandes conclusões, mas o jejum de grandes títulos, ou mesmo campanhas imponentes, do Manchester United é grande e sua torcida não terá uma temporada toda de paciência. Nenhum clube será jamais capaz de encontrar um novo Alex Ferguson, mas o elenco que Mourinho tem nas mãos aliado a seu passado deveria, no mínimo, ser transformado em um bom futebol para os Red Devils.

Nenhum comentário:

Postar um comentário